quinta-feira, 25 de novembro de 2010

QUEM CRIOU DEUS?



É fácil fazer um argumento para a existência de Deus do ponto de vista cosmológico. Com o passar dos anos, tem sido acumulado uma quantidade crescente de dados científicos que nega suposições ateístas sobre como a matéria e o Cosmo vieram à existência e como chegaram à condição presente. Como professor de ciência e conferencista público na compatibilidade de convicção em Deus e na ciência, tenho ficado impressionado com a consciência crescente por parte de muitos cientistas e teólogos que ciência e religião são disciplinas simbiônticas. 
Uma pergunta que inevitavelmente surge em uma discussão desta natureza é qual é a origem de Deus? Se Deus criou a matéria/energia, e projectou os sistemas que impeliram a matéria em seu arranjo presente, quem ou o quê realizou isso para Deus? Porquê é algo mais razoável acreditar que Deus sempre tem “sido” do que dizer que a matéria sempre existiu? Como disse Carl Sagan, “Se nós dissermos que Deus sempre foi, porquê não poupar um passo e concluir que o universo também sempre foi?” (Cosmos, p. 257). 
De um ponto de vista puramente científico, é fácil demonstrar que a matéria não pode ser eterna por natureza. O universo está se expandindo do que parece ser um ponto de começo no tempo/espaço, parece ser um único evento de ponto de partida. Hidrogénio é o combustível básico do Cosmo, fornecendo energia a todas as estrelas e outras fontes de energia no espaço. Se o combustível do universo foi eternamente usado, esse combustível seria eventualmente esvaziado, mas a evidência é que a medida de gás cosmológico, enquanto se movendo para o “vazio,” ainda está longe de estar lá—uma condição incompatível com um universo eterno. A segunda lei da termodinâmica insiste que o Cosmo está se orientando para uma condição de desordem, às vezes chamada de “morte do calor.” Até mesmo em um universo que oscila, coisas no final das contas gastam sua energia e “morrem.” Todas estas evidências, e vários outras que não fizemos referência, mostram que a matéria não pode ser eterna, como o Dr. Sagan e seus camaradas gostariam de acreditar. Porém, isto não significa que automaticamente aceitamos a hipótese que Deus é o Criador. Porquê não é igualmente inválido sugerir que Deus sempre tem existido?
O problema aqui é que muitas pessoas têm um conceito errado de Deus. Se nós concebermos Deus como físico, um ser antropomorfo (como o homem) , a pergunta da origem de Deus é válida. Porém, tal conceito de Deus é estranho à Bíblia e para o bom senso. Considere as descrições seguintes de Deus na Bíblia:



João 4:24
Deus é Espírito



Mateus 16:17



Disse-lhe Jesus: Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue que to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.



Números 23:19



Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?
Obviamente, as descrições e conceitos de Deus mostrados nestas passagens são que Deus é uma entidade espiritual. Ele existe fora do mundo tridimensional, físico no qual nós moramos.
A Bíblia fornece suportes adicionais par este conceito de Deus nas passagens seguintes:



Jeremias 23:23-24
Sou eu apenas Deus de perto, diz o Senhor, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu o céu e a terra? diz o Senhor.



2 Crónicas 2:6
Mas quem é capaz de lhe edificar uma casa, visto que o céu e até o céu dos céus o não podem conter? E quem sou eu, para lhe edificar uma casa, a não ser para queimar incenso perante ele?



Atos 17:28
Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois dele também somos geração.



Deus não é apenas descrito como estando fora do espaço, mas Ele também é descrito como estando fora do tempo. Considere o seguinte:



2 Pedro 3:8



Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.



Salmo 90:4



Porque mil anos aos teus olhos são como o dia de ontem que passou, e como uma vigília da noite.





     Atos 1:7



... A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade.
Se Deus é um ser que é ilimitado no tempo, e se Ele tem acesso a cada pedaço do tempo como se fosse o agora, a pergunta quem criou Deus é uma pergunta inválida. O problema é como pedir para um estudante que desenhe um triângulo de quatro lados. A terminologia é ego-contraditória.
Quando perguntado “Quem ou o que criou Deus?,” estamos fazendo a suposição que Deus foi criado. Se Deus existe fora do tempo e espaço, e se Ele é o Criador do tempo e espaço, Ele obviamente não foi criado! Deus iniciou o principio! Isto é por que Ele diz, “eu sou o Alfa e Omega, o começo e o fim, o primeiro e o último.”
Deus criou o tempo. A declaração de Gêneses, “no princípio Deus criou o céu e a terra,” está fazendo referência à criação do tempo. A razão que coisas como a "morte do calor", a expansão do universo, e a depleção do hidrogênio não se aplica a Deus é porque Ele está fora do tempo. Deus sempre foi. Ele não apenas começou o tempo; Ele também irá termina-lo. Quando o tempo terminar, todo matéria e todo o género humano entrarão na eternidade—a condição infinita, livre das coisas negativas que o tempo traz agora sobre nós.



2 Pedro 3:10-11



Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas. Ora, uma vez que todas estas coisas hão de ser assim dissolvidas, que pessoas não deveis ser em santidade e piedade,



Revelação 21:4



Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.



A posição agnóstica que não há nada que possa ser dito em apoio da existência de Deus que não possa ser dito contra, na opinião do autor, jaz em face da evidência
Mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão.



fonte: http://www.forumespirita.net/fe/existencia-de-deus/quem-criou-deus/#ixzz16KhqnXTW

Nenhum comentário:

Postar um comentário